Título: A Elite (Volume II - A Seleção)
Título Original: The Elite
Autora: Kiera Cass
Nº de Páginas: 360
Editora: Seguinte
Nota: 3/5








Eu não considero as informações desta resenha como spoilers, mas em todo caso, se você odeia até mesmo a ideia de saber detalhes mínimos sobre qualquer história, é melhor não ler.

Quero dizer que esta resenha está bem espontânea, diferentemente das últimas que tenho escrito, que estão mais centradas (eu acho, né?), mas é que eu precisava desabafar!

Não gosto de séries/trilogias onde as personalidades dos personagens ficam instáveis de um livro para outro. E é exatamente isto que acontece aqui.

Em A Seleção, America era uma garota firme em seus propósitos e apesar de muito apaixonada por Aspen, se inscreve para a seleção ao acaso, tendo certeza de que não será escolhida. Essa America chegou ao palácio e não se deixou deslumbrar por toda a riqueza que a atingiu logo naquele primeiro instante. A única coisa que realmente fez America baixar a guarda foi a comida, o que é compreensível, já que as refeições em casa eram modestas e mal supriam as necessidades da família. 

Não que a personagem tenha me conquistado (porque no primeiro livro eu gostei mesmo foi do príncipe), mas neste segundo livro a personalidade de America teve uma decadência drástica e isso foi um baque pra mim porque ela se tornou tudo o que eu não gosto em protagonistas: confusa, indecisa, sem opinião própria e, ouso dizer, fútil.

De repente, o amor que America sente por Maxon pode se igualar ao amor que ela sente por Aspen

Ok, eu não fui com a cara do Aspen, porque ele veio com aquela ideia de que "não posso ficar com você, porque você é boa demais pra mim e eu não poderei te dar tudo que você merece! Oh", me poupe né? Mas mesmo assim, não era ele quem ela amava perdidamente? O príncipe era só uma ideia distante mas agora é páreo para Aspen? Coisa estranha...

Maxon...ah Maxon!! Eu te curti tanto no primeiro livro, cara! Como é que você me faz uma dessa? Como é que você sai pegando todas as meninas e depois chega na America e diz "oh, America, é você que eu quero, eu só estava experimentando as outras pra ver se elas podem te ofuscar, mas nenhuma delas é tão boa quanto você... ah, peraí que eu vou ali pegar a Celeste mais um pouquinho e já volto"...AIIII que ódio!

Isso porque ainda não mencionei sua omissão, Maxon, que te transforma num grande bundão (redundante). Pô, o cara não concorda com absolutamente nada que o pai dele (o rei) faz no poder. E o que ele faz? Entra mudo e sai calado. Vê gente sendo torturada por nada e não é capaz nem de dizer "ô pai, isso não ta certo hein...só acho". Não... ele fica lá, olhando tudo, com seu "maxilar retesado". Maxilar retesado resolve alguma coisa? NÃO, NÉ? Mas quem sabe umas boas verdades resolveriam! 

E daí que o pai dele é o rei? É justamente por isso que ele, sendo o filho e o próximo a liderar o país, deveria ao menos tentar se impor. Pelo menos é o que eu faço aqui em casa quando eu vejo que uma situação está caminhando para o penhasco. E olha que meu pai nem é rei, hein?

Ninguém ensinou para o Maxon que é melhor prevenir do que remediar, coitado. Tsc tsc.

Sabe...em certos momentos a autora faz com que o leitor odeie Maxon para logo em seguida amá-lo novamente, quando surgem explicações (que não explicam nada) sobre suas atitudes recentes. E isso também é irritante porque eu odeio quando um autor fica me influenciando a gostar e desgostar de um personagem. E é por isso que eu já não gosto mais do Maxon! E eu não gostava de ninguém desse livro. Só dele. E agora não gosto de mais ninguém. Pronto!

Sem contar que A Elite é uma enrolação só, né? Fala sério... o livro só melhora nas 100 páginas finais. E pra ajudar, eu vi um spoiler monstro de A Escolha! Não... eu nunca tinha lido spoiler dessa série. Agora, só porque eu to lendo, eu vi um spoiler logo do (até então) último livro! Ó céus!

Apesar de todos os pesares, considero o livro bonzinho porque ele cumpre o papel de dar continuidade à história iniciada em A Seleção, e as páginas finais trazem alguma emoção. No mais, foi meio decepcionante.


Beijos.
Lu

Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

10 comentários:

  1. A primeira coisa que devo comentar depois que li essa resenha é que choooorei de rir com o "Não que a personagem tenha me conquistado (porque no primeiro livro eu gostei mesmo foi do príncipe)" hahaha Super me identifiquei nessa frase também! Ainda não li "A Elite" e, apesar de ter amado "A Seleção", meu medo era justamente esse: que a America ficasse ainda mais indecisa e chatinha (se é que isso era possível) e que a Kiera destruísse a imagem linda e perfeita que eu tinha do Maxon (que já tinha demonstrado esse grande potencial de ser um bundão naquele conto entre os dois primeiros livros da trilogia). Mas enfim, como ainda não li, prefiro preservar essa imagem agradável que tenho do Maxon na minha mente... Apesar de estar desejado gostar mais do livro do que você, devo confessar que ri na resenha inteira haha Adorei!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei esse livro
    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,
    Estava cheia de expectativas para ler a trilogia e apesar dos pesares, gostei bastante.
    Esse livro sem duvidas é pura enrolação, mas espero que você goste do final - apesar de previsível, me deixou satisfeita.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu tudo bem?

    Lu desculpa hoje vim correndo só para avisar que tagueei você lá no blog, rs estou dividindo o tempo entre os afazeres e ficar com meus pais então estou tentando não ficar muito na net rs.
    Depois visito os blogs que gosto com calma.

    http://www.matoporlivros.com.br/2014/10/tag-5-livros-e-uma-ilha.html?showComment=1413839073523#c7967959812209145177

    Beijossss Fer

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Gostei bastante da trilogia, Elite meio que incomodou em algumas partes, deu ódio das meninas, Maxon etc haha gostei da resenha *--*
    Flor, o blog Doce Literário mudou de layout e domínio novo, espero sua visita *---*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu.

    Meu Deus que resenha é essa?
    Um senhor desabafo mesmo. E Eu AMEI! É isso ai acho que a resenha tem que exaltar exatamente como nos sentimos e você fez isso com perfeição, só me deixou ainda mais desanimada ao pegar essa série para ler. Não sei onde estava com a cabeça quando comprei. Deve ser porque mesmo nos meus quase 30 anos rs, ainda adoro um conto de fadas e imaginei que seria mais ou menos isso. Mas sei lá a série ainda está parada em minha estante e cada dia tenho menos vontade de pegar. E agora menos ainda, porque tenho uma leve impressão que vou odiar esse povo ai como você kkkk.
    Mas em algum momento eu vou ter que ler rs. Tentarei me obrigar a isso nas férias rs. Vamos ver.

    Mas Lu sua resenha está mesmo ótima, me lembrei da minha quando fiz para A Esperança da Trilogia Jogos Vorazes, eu estava tão puta, mas TÃO puta, que coloquei no título Resenha E Desabafo kkkk.
    Não me segurei nadinha também.
    Você realmente passou o que estava sentindo e é isso que importa e apesar de ser visivel que estava nervosa ri demais também. Meu pai não é rei foi a melhor, pelo visto você é que nem eu, tem que dar umas "prensas" no seu pai para a coisa andar,. Em casa sempre foi assim, mesmo morando hj em outra cidade preciso ligar e por o barraco em ordem kkkkk.

    Um beijo enorme Lu, morrendo de saudades. (estou pensando em uma coisinha para o fim do ano, mas depois eu falo melhor kkkk)

    Beijosss Fer

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Esta série está sendo muito comentada. Devido a faculdade/estágio não tive tempo de ficar por dentro ainda. Acho que nunca estive tão por fora do que está acontecendo no universo literário.
    Não li a resenha para não estragar a surpresa quando eu ler!
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, tenho duas amigas que AMAM essa série de paixão, e de tanto elas falarem, já sei tanto spoiler que nem quero mais ler nem tenho mais interesse... Na verdade eu peguei para ler A Seleção, me pareceu um livro dinâmico e tals, ms não sei porque não me interessei tanto quanto esperava. Com spoiler, só piora a situação.
    Beijoss :)

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  9. Te indiquei pra essa tag:
    http://www.taliesinperdido.com.br/p/tag-eu-e-meu-blog.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ooi, Luciana!
    Poxa! Esperava mais do livro. Quero muito ler a trilogia, mas ainda não tive oportunidade.
    Beiejo, beijo!
    www.sonhodeleitora.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo