Título: Se Eu Ficar
Título Original: If I Stay
Autora: Gayle Forman
Nº de Páginas: 224
Editora: Novo Conceito
Nota: 4/5





— Toda ficção é baseada na realidade.

Num dia onde a nevasca toma conta da cidade e os compromissos de todos são cancelados, a família de Mia resolve sair para visitar um casal de amigos, mas eles não chegam ao seu destino. Um caminhão se choca com o carro da família e Mia se vê jogada na estrada. Após encontrar os corpos dos pais, ela parte em busca do irmão, Teddy mas o que encontra é seu próprio corpo desacordado em meio às ferragens.

No começo, acho que está tudo bem. Primeiro porque ainda consigo ouvir Beethoven. Depois porque estou aqui, imóvel, numa valeta da estrada. Quando olho para baixo, a saia jeans, o cardigã e as botas pretas que coloquei hoje de manhã estão do mesmo jeito de quando saímos de casa.

Toda a história acontece nas próximas 24 horas enquanto Mia vê seu corpo, em coma, no hospital e os esforços dos médicos para salvar sua vida ao mesmo tempo que acompanha o sofrimento de seus familiares e amigos na sala de espera do hospital.

Cada capítulo descreve o presente ao mesmo tempo que podemos adentrar às lembranças da protagonista quanto a sua vida antes do acidente: a relação com os pais e com o irmão Teddy; o amor pela música clássica e o talento para tocar violoncelo e a relação com o namorado Adam, vocalista e guitarrista da banda em ascensão, Shooting Star.

Diante de memórias felizes e dos dias difíceis que terá que enfrentar daqui pra frente, Mia deve decidir se deseja ou não ficar.

Fico me perguntando se toda pessoa que está prestes a morrer tem de decidir entre ficar ou partir. Parece algo improvável. Afinal, este hospital está cheio de gente que não para de receber remédios em suas veias ou que são submetidas a operações terríveis só para poderem ficar, mas algumas delas vão morrer de qualquer jeito.

O livro é escrito de maneira simples, o que não anula em nada a emoção que Gayle Forman transmite ao leitor. As relações de Mia estão longe de serem perfeitas, assim como qualquer pessoa, ela tem dilemas em sua vida e até mesmo discussões com pessoas queridas. Isso é o que torna a história ainda mais real. 

Achei a Mia um pouco sem sal. Eu deveria sentir remorso por falar isso, já que ela está quase morta e perdeu seus pais e etc... mas infelizmente a protagonista não tocou meu coração. Os outros personagens me conquistaram, a família inteira de Mia é show, incluindo seus avós que não arredam pé da sala de espera do hospital e Adam, que é super atencioso e presente na vida de Mia.



Ao final do livro encontramos uma entrevista da autora com os protagonistas do filme, Chloë Moretz (Mia) e Jamie Blackley (Adam), e também o primeiro capítulo do próximo livro, Para Onde Ela Foi, que ao que tudo indica, será narrado por Adam. 

Finalizo esta resenha com o trailer de Se Eu Ficar, que estreia nos cinemas em 04 de setembro. Não estou tão empolgada com o filme, mas espero ser surpreendida.




Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

7 comentários:

  1. Pelo que você disse, eu iria gostar bastante da história.
    Gostei da resenha *-*

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a história desse livro é tão intensa, adorei a resenha. Agora que muito ler esse livro antes de ver o filme!
    http://pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro, no meu blog tb fiz resenha :D
    Adorei o seu blog e já estou a seguir!!
    beijos,
    Daniela

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Olha eu já estava com vontade de ler e depois dessa resenha estou com mais vontade ainda. Como eu te disse, ainda não li, mas já acho a atriz que fará a protagonista um pouco sem graça, acompanhei alguns filmes deles, mas não acho ela muito expressiva, haha.
    Grande abraço e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  5. Tenho lido muitas resenhas positivas sobre este livro, fico com vontade de ler também! Adorei saber sua opinião, parece ser mesmo uma ótima leitura e acho interessando o livro todo ocorrer em 24 horas, nunca li nada assim e fiquei curiosa. É uma pena a personagem não ter conquistado. Adorei o trailer! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br | Está rolando um sorteio lá no blog de um livro nacional incrível, para dois ganhadores aqui!

    ResponderExcluir
  6. Lu, resenha perfeita!! Eu não sei ainda se estou ou não com vontade ler esse livro (entende??).
    Estou com mta vontade ver o filme, mas ainda não sei se vou lê-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu AMO esse livro e amei o filme! <3 <3 <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo