O Página 150 é uma introdução à resenha final do livro. Algo propositalmente superficial, que trará comentários sobre o livro num todo, sem grandes explicações sobre os detalhes da história. 

Como prometido aqui, este mês teremos a resenha de Marcados, um dos ótimos lançamentos da editora Gutenberg. E que tal uma introdução à história? Vamos conhecê-la?

Marcados - Caragh M. O'Brien

A história até aqui:


Em meados dos anos 2400, o mundo é dividido por uma muralha e os que vivem do lado de dentro, o chamado Enclave, são privilegiados que usufruem de conforto, educação e tecnologia; longe de pobreza e de doenças; além de contarem com os serviços e a proteção da guarda. 

Ao mesmo tempo tão perto e tão distantes deste mundo invejável, estão as pessoas que vivem do lado de fora da muralha. Que trabalham para servir ao Enclave e mesmo assim contam com poucos recursos, possuindo somente o necessário para sobreviver. Como é o caso da família de Gaia Stone.

Gaia é uma jovem de 16 anos que segue os passos de sua mãe, Bonnie, parteira responsável pelo Setor Oeste Três, em Wharfton.

Os três primeiros bebês de cada mês devem ser tirados de suas mães, que posteriormente receberão uma indenização e, entregues para o Enclave, para que sejam adotados por uma das famílias que ali vivem e tenham a oportunidade de uma vida cheia de regalias, sendo destinados a uma realidade bem diferente da que crianças de fora da muralha vivem. 

Crianças "defeituosas" não são aceitas, bem como crianças que excedem o limite mensal aceito pelo Enclave (três). Estes estão fadados a viverem suas vidas do lado miserável da muralha.

A cada bebê que nasce, uma marca é feita e uma lista é ampliada. 
Agora o Enclave está a procura da lista. E quando seus pais são presos, acusados de traição, Gaia terá que desvendar um código para descobrir o que a lista significa ao mesmo tempo que tenta salvar a vida dos pais.


A protagonista: 

Gaia Stone é uma personagem daquelas que você sente orgulho principalmente porque ela encara os problemas de frente e não se deixa intimidar por pessoas que tentam destruir seus princípios. A metade esquerda do rosto de Gaia é marcada por uma cicatriz adquirida quando ainda era um bebê - motivo pelo qual ela não foi entregue ao Enclave. 

Durante muitos anos, os olhares e murmúrios de pessoas que a olhavam com semblante piedoso a incomodaram. Mas não mais. Munida de um rancor lento e ardente contra a injustiça, agora Gaia parece estar pronta para esquecer o "detalhe", que antes a fazia esconder-se atrás de uma cortina de cabelos, para finalmente tornar-se o centro de uma luta pela liberdade e sobretudo, pela igualdade.


A primeira e a última frase da página 150 são, respectivamente:

Ela quase riu de novo.
e
Ocorreu a ela que sua cautela poderia ser fingida, um escudo para os sentimentos, para quando ele estava perturbado ou incerto.

O melhor quote até agora foi:
O corpo permanecia mole, sem reação, e Gaia lutou contra as lágrimas de frustração. Ela chegou tarde demais. Demorou muito. Estava morto como o pai e a mãe, assassinado pelo Enclave antes de ter a chance de respirar seu ar corrupto. pág. 83

Fotos do Livro
(Clique nas imagens para ampliá-las)

Capa e contracapa



Sumário e orelhas



O mapa e os códigos que Gaia deve desvendar




Ficaram curiosos para conhecer esta história? Aguardem porque em breve a resenha de Marcados estará aqui, no Sem Spoiler.

Se você gostou deste Página 150, confira os anteriores:
[Página 150] A Rosa e o Dragão - Vanessa Pereira
[Página 150] Dias Perfeitos - Raphael Montes
[Página 150] Lola e o Garoto da Casa ao Lado - Stephanie Perkins

Beijos
Lu


Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

5 comentários:

  1. Que lindo o livro! *-* Já queria ler, agora mais ainda. <3
    Beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    UAL que livro lindo *-* Parece ser bem interessante também.
    Vou esperar a resenha.
    Seguindo aqui.


    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu!
    Cara, esse livro me parece promissor!!!
    Faz tempo que não leio uma história 'futurista' e essa atiçou minha curiosidade, mas acho que vou esperar sua resenha!!!
    =D
    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito curiosa para ler esse livro,me instigou bastante..bem diferente o seu blog,gostei da ideia que voce propõe aqui,sempre que eu puder estarei aqui no seu blog e eu vou tentar fazer a simpatia para me casar com meus amores platônicos.
    Muito obrigada pela visita em meu blog já estou te seguindo. ♥
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeira vez aqui e já gostei muito do post.
    Ansiosa pela resenha, porque a premissa de Marcados me pareceu interessantíssima!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo