Casais Literários - Eles fizeram ou ainda farão você se emocionar #02

Ainda que eu falasse a língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria


Esta é uma série de postagens dedicadas a Casais Literários. Personagens que são responsáveis por intensificar nossas emoções durante a leitura, muitas vezes fazendo com que derrubemos lágrimas infinitamente carregadas de sentimentos. 

O casal de hoje é...

Livro: Um Dia - David Nicholls

Em & Dex, Dex & Em


Emma Morley é uma pessoa simples que busca encontrar seu caminho na vida. Ela tem um diploma recém conquistado e no entanto, não sabe muito bem o que fazer com ele. Ao longo de sua vida, passa por diversos empregos onde sempre da o melhor de si, ainda que aquilo não seja o que realmente a satisfaça. Conforme o tempo passa, fica o vazio de perceber que a vida não é exatamente como planejamos ou gostaríamos que fosse.


Dexter Mayhew não se preocupa com o futuro e muito menos faz planos para ele. Ele é tão impulsivo e se mete em cada situação! A impressão do leitor é que ele nunca vai amadurecer. Dexter vive apenas o agora, o que é perfeito durante sua juventude mas não tão perfeito conforme ele vai envelhecendo e as coisas já não dão tão certo como antes. 




A história de Emma e Dexter começa no dia 15 de julho de 1988 - quando eles se conhecem após a formatura da faculdade e acabam passando a noite juntos -, e é narrada pelos vinte anos seguintes, sempre no mesmo dia. 

Emma sempre foi uma pessoa tranquila enquanto Dexter parecia estar sempre em busca de holofotes. Isso seria suficiente para percebermos que, logicamente, um relacionamento amoroso entre os dois poderia dar errado. Mas alguém poderia me explicar qual é a lógica que o amor segue?

Quando Dexter finalmente a enxerga naquela noite após a formatura, Emma sente a súbita paixão se alojando em seu coração para, dali pra frente, crescer cada vez mais.

A típica paixão pelo melhor amigo


Apesar de passarem diversas noites juntos e Emma ser uma das únicas presenças constantes na vida de Dex, ele indiretamente descarta as hipóteses de terem um relacionamento sério ao passo que enfatiza cada vez mais seus laços de amizade compartilhando, inclusive, suas experiências com outras mulheres. 

Por serem apenas amigos, passam bastante tempo separados, sobretudo pelo fato de Dex estar sempre viajando mundo afora enquanto Emma passa seus dias com a sensação de ser uma mera espectadora de sua própria vida, perdendo seu tempo em empregos que não a satisfazem porém, sem saber que outra direção seguir. 

Ainda que inconscientemente, Dexter sabe que Emma é seu alicerce. E é por isso que ele sempre volta. Em & Dex, Dex & Em. Por mais que passem um longo tempo separados, o destino sempre se encarrega de uni-los novamente. 


No cinema o casal é representado por Anne Hathaway e Jim Sturgess
Na medida do possível, o filme é bem fiel ao livro, então eu recomendo. :)


Um vídeo lindo. Todo feito com imagens do filme:


Espero que tenham gostado desse casal literário tanto quanto eu gosto.

Bjs
Lu



Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

3 comentários:

  1. Como não amar esses dois?! "Em e Dex. Dex e Em." <3

    ResponderExcluir
  2. tãoooo lindooos *--*
    adorei o post, beijos
    http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aiii eu li o final desse livro. Só isso que tenho a dizer #semSpoiler
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo