Spoilers não estragam expectativa, diz estudo

De acordo com um estudo realizado pelo departamento de psicologia da Universidade da Califórnia, spoilers não estragam a história. Pelo contrário, eles dão muito mais prazer ao leitor.

Os pesquisadores propuseram a um grupo de pessoas que lessem histórias curtas, em três versões: 
- a original
- com um trecho inicial contendo spoilers
- com este mesmo trecho incorporado à história como se fizesse parte dela. 

Cada história foi lida por pelo menos 30 pessoas e quase todas disseram preferir as que tinham spoilers.

Inclusive quando se tratava, por exemplo, de um suspense de Ágatha Christie onde já se sabia de antemão, quem era o assassino.

O gráfico a seguir mostra qual foi o grau de aceitação das histórias cujos leitores receberam spoilers (em preto). E o grau de aceitação de pessoas que leram histórias que não continham spoilers (em branco):

spoilers

Os responsáveis pelo estudo atribuem o resultado ao fato de que, quando não se conhece detalhes da trama, muitas pessoas têm a tendência de superestimá-la. E desta forma, isto não é possível, já que o leitor já sabe o que esperar.

spoiled-faceDeclararam também que o enredo é (quase) irrelevante quando a história é bem escrita e, baseando-se em outros estudos psicológicos que mostraram que as pessoas têm preferência para coisas que são mais fáceis de processar, concluiu-se que é mais "fácil" ler uma história cujo final já foi previamente exposto.

A informação não parece ser das mais absurdas, já que quando um livro torna-se favorito, o leitor pode lê-lo diversas vezes sem perder a emoção. O mesmo acontece com filmes.



Eu, particularmente, não gosto de spoilers (não diga!). Faço parte da barra branca no gráfico. Mas compreendo que existam pessoas que gostam de ler/ouvir spoilers e inclusive conheço várias pessoas admiráveis que nem ao menos se sentem afetadas por eles e são capazes de ignorá-los facilmente. Vocês, spoilers do mal, não têm qualquer efeito sobre elas. HA HA HA!

Mas dizer que fica mais "fácil" entender a história quando se sabe dos spoilers? Que um enredo é irrelevante quando uma história é bem escrita? Como assim? O enredo é importantíssimo! A menos que a pessoa nem sequer se dê ao trabalho de tentar entender a história. Então, se ela já souber previamente o que vai acontecer, é claro que fica "fácil" entender a história e, é claro que nesta situação, o enredo se torna quase irrelevante. Um pouco de comodismo, não?

O estudo foi publicado na revista Psychological Science
Fonte: http://ucsdnews.ucsd.edu/archive/newsrel/soc/2011_08spoilers.asp

Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

4 comentários:

  1. Oi, Lu!
    Pois é, esse lance de que o enredo não é muito importante se a escrita for boa não me faz muito sentido.
    Mesmo com o estudo dizendo que é melhor, eu prefiro sem spoiler, obrigado!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Lu!
    Que saudadeeeeeeeee minha parceira sumida!!!!! Espero que tenha voltado pra ficar agora!! Senti falta de vc! E seu cantinho está diferente! Ficou lindo!
    Eu detesto spoiler! No começo do blog eu ainda brigava comigo mesma na hora de escrever, agora faço minhas resenhas 100% sem spoilers!
    Eu prefiro SEM!
    Parabéns pelo post amada! <3
    Participe do Niver de um ano do Blog Overdose Literária - Top Comentarista de Junho!
    Link: http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/niver-de-um-ano-do-blog-overdose.html
    Beijos - Paulinha do Blog Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  3. Eu detesto spoiller, mas concordo com o estudo. Mesmo detestando juro que a série que mais amo nesse mundo que é HP comecei a ler atraves de um spoiller, então...
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu gosto de spoiller qdo é um livro de romance. Sério, se o mocinho não termina com a mocinha é realmente trágico pra mim, fico pensando nisso por muito tempo, acaba atrapalhando minhas próximas leituras. Acho que livros de romance deveriam vir com tarjas, tipo medicamentos. Os de tarja preta seriam aqueles que o casal não termina junto no final rsrsrsrs.
    Já os livros de suspense, perdem totalmente a graça quando você lê algum spoiller. Poxa, se vc sabe quem é o assassino, por exemplo, que graça tem em ler??
    Beijos
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo