Então você finalmente encontrou . A leitura está ótima e você está super concentrado mas por algum motivo, o vizinho decidiu que a vizinhança toda deveria ouvir a mesma música que ele, o cachorro resolveu afinar as cordas vocais, o carro da pamonha parou na porta da sua casa e todo mundo que te vê com o livro aberto, imagina que essa é uma hora ótima para colocar o papo em dia. 

Algumas pessoas preferem ouvir música nos fones de ouvido enquanto leem, para isolar todos os outros diversos barulhos existentes. Uma música calma, pode ajudar a relaxar e então apreciar melhor a leitura. Mas há aqueles que eu admiro não se importam com o barulho e conseguem se focar unicamente no texto.

Eu me distraio muito fácil. Só consigo me concentrar na leitura se estiver em um ambiente silencioso ou com sons bem baixinhos. Quando o barulho está muito alto perco totalmente a concentração e acabo tendo que repetir o mesmo parágrafo várias vezes para poder entendê-lo. Por conta disso, apesar de tentar, nem sempre consigo ler em meios de transporte ou em locais públicos. Nesses lugares, a assimilação do conteúdo que leio é muito pouca.



Alguns livros trazem consigo uma trilha sonora. Quando eu li "Cinquenta Tons de Cinza", entrei no site do livro e resolvi experimentar a leitura ouvindo a trilha sonora proposta. Deu muito certo. Eu consegui me concentrar facilmente no livro enquanto ouvia as músicas. A trilha é composta por músicas clássicas e modernas. 

Existem estudos que comprovam o efeito da música sobre a concentração e os resultados são bastante positivos principalmente no que se refere à música clássica. Então que tal pedir para o vizinho trocar o pancadão pela 5ª Sinfonia de Bethoven? Pense nisso.



Fonte: Universia e Superinteressante


Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

13 comentários:

  1. Oii tudo bem?
    Olha eu sou dessas que lê em qualquer lugar, e nem ligo pros vizinhos rs. Se o livro for muito bom leio até andando! Lá em casa todo mundo que meu livro aberto é a mesma coisa que uma plaquinha de ''não perturbe'' hahahaha. Já ouvi falar que musica ajuda na concentração também, mas eu odeio musica, então só me atrapalharia.
    bjos
    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a sua. Na minha casa, todo mundo que me vê com o livro aberto é uma plaquinha de "Vamos conversar?".

      Como assim odeia música, mulher? Eu vivi a minha vida inteira até aqui imaginando que não existem pessoas que não gostam de música. Não me assuste!

      Bjs

      Excluir
  2. Oláaaa, então... Dependendo da música, eu não consigo ler junto não, dá aquela vontade louca de cantar, sabe? Mas acho que uma música clássica realmente funcionaria. E sobre os barulhos feitos pelos vizinhos: o máximo que faço é fechar a cara, xingar mentalmente e depois me concentro de novo. MAS CLARO, depende do livro né, ele tem que me prender. Aí rola direitinho <3
    Muuuuuuuuito interessante o post!
    Realmente curti e o blog é uma fofura!

    Beijos, Mayara
    Recordando Palavras
    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho esse problema de ficar cantando a música ao invés de ler. Aí o propósito inicial já não funciona da forma que deveria. hahaha
      Obrigada pelos elogios. *------*
      Beijoo

      Excluir
  3. Olá Renata

    Também sou do tipo de pessoa que só consegue se concentrar num livro se estiver em um lugar calmo e sem barulho, por isto meu local preferido para ler é em minha cama quando todos já estão dormindo rs.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro ler à noite, de preferência quando todos estão dormindo.
      Me concentro muito mais fácil e me perco na leitura. O que se torna um grande problema se voce tem que acordar cedo no outro dia. :(((

      Bjs
      Luciana. Mas pode me chamar de Renata. rs

      Excluir
  4. Se eu gosto muito da música ou se a música é muito animada eu acabo não conseguindo dar a devida atenção ao livro pq eu acabo sendo atraia para a música e quando percebe já estou cantarolando rs.
    E eu odeio quando os vizinhos tentam fazer que seu gosto prevaleça sobre os outros... sempre tenho vontade de colocar um rap russo pra contrastar...
    Angel Sakura @ www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA...um rap russo!! Isso foi demais! Meus vizinhos que me aguardem! kkkk

      Bjs

      Excluir
  5. Olá, boa tarde ^-^
    Eu até que consigo ler em lugares com barulho; como leio bastante no ônibus, nem me incomodo mais ^^' Além de que, se a história estiver realmente prendendo minha atenção, nem ouço nada a minha volta XD Mas também gosto de ler em locais calmos ou com música, de preferência instrumental (piano ou violino).

    Parabéns pelo lindo blog :)
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ler em locais com muito barulho seja uma habilidade a ser desenvolvida. rs
      E espero desenvolvê-la, claro. haha
      Porque nem sempre se encontra um lugar silencioso e agradável pra ler.
      Por isso eu amo a magrugada. ♥

      Obrigada eu, pela sua visita e seu comentário.
      Beijoo

      Excluir
  6. E eu que não consigo ouvir música enquanto leio, o que faço? Sempre que tento fico presa na música e esqueço de ler, kkk. Mas quanto a outros tipos de música eu me adapto fácil, e consigo levar a leitura numa boa. Acho que sou estranha, isso sim.
    Ah, mas também sofro do problema do "olha lá, ela está lendo, vamos chamar ela pra conversar!", acho que as pessoas pensam que eu leio porque não tenho o que fazer, só pode.
    Enfim, adorei as mudanças que tu fez por aqui *-*
    Beijos!

    http://gotas-de-fogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu também sou assim. Se for uma música que eu gosto, eu paro de ler pra cantar. Vê se pode! hahaha
    Não consigo ler com música, nem com pessoas falando ao redor. Mas gosto de ler com a tv ligada bem baixinho. Então somos duas estranhas. hahaha

    Obrigada por elogiar minhas mudanças, Fê. Porque deu trabalho pra caramba! HAHAHAHA

    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo