Como diria Arnaldo Cézar Coelho: "A Regra é CLARA".

Para quem iria prestar o ENEM e estava ligado nas últimas notícias relacionadas à prova, não era uma novidade que o MEC iria monitorar as Redes Sociais em busca das provas do crime e gabaritos postados em tempo real por quem estivesse fazendo a prova. Vide esta notícia do Estadão.

O MEC falou e disse... e cumpriu.



Nisso tudo, eu não entendi duas coisas:

1. Eu estou acostumada a prestar Concursos Públicos e a primeira coisa a que se é orientado a fazer quando se entra na sala, é colocar seu celular, desligado, dentro de um saquinho plástico que tem um lacrezinho difícil pra caramba de tirar. Sim, eu me debato com o lacre durante um bom tempo depois de ter deixado a prova. E ele me irrita porque quando eu saio, eu quero ir embora ouvindo uma musiquinha e tal... Continuando...
Os fiscais, geralmente são dois em cada sala, conferem se todos os celulares e afins estão realmente fora do alcance de nossas lindas mãozinhas e, mesmo assim, eles ainda te olham com aquele olhar fulminante, de forma que, se você estava pensando em 'colar' é aí mesmo que você já desiste...

Então... ou estes cidadãos que tiraram as fotos são MUITO ninjas. Ou os Fiscais estão dando mole, hein... Ta certo isso aí, produção?


2. Ainda que os Fiscais estejam dando mole... o que leva uma pessoa a ir até o local de uma prova pra bancar o engraçadão mesmo correndo o risco de ser eliminado prejudicando a si mesmo e correndo o risco de prejudicar outras pessoas que realmente levam isto a sério?




Só porque, em algumas edições o ENEM pareceu um Circo, não significa que ele esteja precisando de palhaços.

Quer saber? Eu acho é POUCO!

Artigos relacionados:




Quote da Semana

"Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal. E mesmo que exista muita coisa que eu não possa dizer para eles, é bom me sentir parte de um grupo." (Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira)

10 comentários:

  1. Sempre tem que faz essas coisa só para aparecer. Mas eu vi que era proibido celular ou qualquer aparelho eletrônico. Vai ver é aquelas câmeras que ficam em canetas hehehehhe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, Sil. O que é ainda mais absurdo.
      E continua a questão de a pessoa sair de sua casa num belo sábado pra fazer caquinha numa prova propositalmente... Ê povo!



      Excluir
  2. Eu não fiz ENEM esse ano, só vou fazer no ano que vem. Esse menino deu o que falar hoje heim! Acho que sei lá, vai da consciência de cada um, se você olhar nas redes sociais do garoto agora (opps) ele não tá nem aí. Vai ver ele foi fazer a prova de bobeira como muitos vão fazer, só pra saber mais ou menos como é e tal.

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Wandressa, vai da consciência de cada um. Ou da falta dela...

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? No ano em que eu fiz ENEM, lembro que vi muitas pessoas da minha sala com celulares (enquanto até lápis era proibido). O MEC até que está tentando colocar rigor nisso, mas acredito que falta mais monitoramento por parte dos fiscais!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não da pra ficar vigiando todo mundo nas redes sociais mas quem é responsável por fiscalizar isso dentro da sala precisa fazer um trabalho mais rígido.

      Obrigada pela sua visita.

      Beijoo

      Excluir
  4. Não cheguei nem a pensam direito em quando vou fazer o ENEM, hahaha. Mas a respeito das fotos da prova, eu vi varias e varias no Instagram ontem, em uma eu vi a prova e alguns doces do lado, e fiquei me perguntando como eles conseguiram tirar aquelas fotos. Acho que a monitoração não está sendo muito boa.
    bjs.
    anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi essa foto dos doces também.
      Concordo com você. Se esses monitores estivessem no programa do Roberto Justus, com certeza já estariam DEMITIDOS. hahaha

      Bjoo

      Excluir
  5. Isso é verdade.
    Mas já vi pessoas dizendo que não estavam com celulares, então eles confiam na palavra das e pessoas, pois ele não podem abrir a bolsa de ninguém....
    Mas também essas pessoas eu nunca vi com o celular em mão. Eu também tenho um problema com esse saquinho, demoro muito tempo pra tirar o celular lá de dentro...
    E outra tem escola que pede até para tirar a bateria, como foi ontem!

    amandastale.blogspot.com
    amanda-de-lima.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesma já cheguei a dizer que estava sem celular (só pra me livrar do saquinho plástico), mas depois disso eu não podia pegar meu celular (oi?) como se nada tivesse acontecido.

      Então eu cheguei a conclusão de que são as duas coisas que eu citei... Tanto os fiscais dão mole quanto os alunos são ninjas. Só pode. hahaha

      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita! Não deixe de comentar...

Topo